.Línea...

.Línea...

.Texto meu, que a revista 'Casa e Jardim' publicou em 2011...

É incrível como a profissão pode ser definida desde criança sem você ao menos se dar conta.Hoje,"amadurecida" e lembrando de décadas atrás,consigo entender como os jardins dos meus avós se "enraizaram" em mim.Lá, em Santiago, no Chile,existiam vários jardins,várias surpresas,várias possibilidades de encantamento.Havia uma parreira enorme que ficava tão cheia de uvas,que meus avós as distribuíam em caixas para os vizinhos.Embaixo dessas mesma parreira,meu avô Nino pintava seus lindos quadros e eu acompanhava tudo com meus primeiros lápis de cor...Engraçado que eu não consigo imaginar outra forma de apresentar meus projetos de paisagismo que não seja através dos meus desenhos coloridos com traços infantis...Sim, o traço continua infantil.
A minha bisavó Palmira gostava de cuidar do Jardim das Rosas.Somente ela podava as flores.Esse jardim era separado por um murinho baixo e existia um portãozinho de ferro.Fechando os olhos ainda consigo sentir o cheiro.Lembro que ela colhia as flores no avental para fazer os arranjos da casa, que ficava perfumada.
Já a minha avó Carmen,que era literalmente um doce, gostava do pomar.Eu me acabava junto com ela de comer cerejas direto do pé.E a cachorra da casa, a vira-lata Póla,acompanhava a gente o tempo todo.Nesse pomar existia também um forno de barro, onde minha avó fazia pão.(...)
Os jardins da minha infância eram uma mistura do melhor que pode existir na vida:o gosto das frutas, o cheiro das flores, do pão e da tinta a óleo do meu avô,mais o som da música clássica saindo da vitrola velha(de preferência Carmen de Bizet em homenagem à minha avó com direito à regência do avô e dança da neta), a cachorra correndo, e a liberdade e amor que toda criança deveria ter...(...)
Um jardim tem de servir para ser "vivido" com seus cheiros,cores,texturas,sombras e surpresas.É nele que podem acontecer coisas simples ou incríveis que influenciarão a sua vida inteira.Os jardins da minha infância definiram quem eu sou.E eu gosto de quem eu sou...E ainda dizem que jardim é supérfluo...
Claudia Muñoz
(texto publicado na revista 'Casa e Jardim" em 2011)

terça-feira, 8 de março de 2016

.A dificuldade de ser mulher...

 

Aprendi na "marra" que é muito difícil ser uma mulher CURIOSA...Desde pequena tive uma curiosidade em relação ao mundo e isso me custou muito caro...Tive que aprimorar minha capacidade de argumentação para convencer os meus pais de que estava preparada aos 20 e poucos anos para me aventurar de mochila pelo mundo....e fui...Sempre foi e sempre será a minha maior paixão...Mas para isso, tem que se ter LIBERDADE...Aprendi que ser LIVRE demais incomoda os parceiros...Os homens não sabem o que fazer com uma mulher assim nas mãos....Uma vez estava me afogando na frente de um namorado,mas foram dois amigos que me tiraram da água...Quando o questionei porque ele não fez nada, respondeu que me julgava forte demais,segura demais, portanto conseguiria sair sozinha dessa situação...hahahahah..Obviamente terminei um curto namoro naquele mesmo instante...Um outro namorado optou em proteger uma amiga minha estrangeira durante um tumulto no carnaval...Quando fui questioná-lo respondeu alterado:"Ué você não é aquela toda independente,eu quero uma mulher que precise de mim,você não precisa de mim!!!" (ele não tinha me perdoado porque eu tinha ido para a Costa Rica sem ele)...Escutar aquilo me assustou pois era verdade...respirei fundo e respondi :"É verdade eu não preciso de você, mas você está tão cego que não enxerga que assim é muito melhor, pois eu não preciso de você ...EU ESCOLHI VOCÊ..." Ficamos juntos por mais algum tempo...Também tive dois namorados fora do país, foram histórias lindas, mas no final fatalmente era eu que teria que largar tudo aqui no Brasil para tentar que as histórias funcionassem , mas não havia nenhuma garantia...Eu não fui...Hoje eu percebo,que na verdade eram eles que não me amavam demais..nunca me aceitaram como eu era...
Eu já parei de viajar à algum tempo.Pelos meus cães (principalmente pela Lola), ou porque eu optava por usar minhas férias para visitar minha família no Chile...Mas, ter ficado mais de uma década solta pelo mundo, definiu quem eu sou hoje.
Conto isso no dia Internacional da Mulher, pois fui acordada cedo por mensagens "Parabéns, blá,blá,blá"....Mas pensei rindo...Parabéns por que? É tão DIFÍCIL ser mulher, principalmente uma mulher fora dos padrões (TODOS os padrões) rsrsrrsrsr....Mulher,se você tem a sorte de saber quem você é de verdade...COMPRE A BRIGA...O importante é poder olhar uma foto sua aos 45 anos e encontrar o mesmo "brilho" que você enxerga numa foto sua aos 25....Se é assim, então está tudo bem....Você fez as escolhas certas...Mas não é fácil...rsrsrrsrsr...

Nenhum comentário:

Postar um comentário