.Línea...

.Línea...

.Texto meu, que a revista 'Casa e Jardim' publicou em 2011...

É incrível como a profissão pode ser definida desde criança sem você ao menos se dar conta.Hoje,"amadurecida" e lembrando de décadas atrás,consigo entender como os jardins dos meus avós se "enraizaram" em mim.Lá, em Santiago, no Chile,existiam vários jardins,várias surpresas,várias possibilidades de encantamento.Havia uma parreira enorme que ficava tão cheia de uvas,que meus avós as distribuíam em caixas para os vizinhos.Embaixo dessas mesma parreira,meu avô Nino pintava seus lindos quadros e eu acompanhava tudo com meus primeiros lápis de cor...Engraçado que eu não consigo imaginar outra forma de apresentar meus projetos de paisagismo que não seja através dos meus desenhos coloridos com traços infantis...Sim, o traço continua infantil.
A minha bisavó Palmira gostava de cuidar do Jardim das Rosas.Somente ela podava as flores.Esse jardim era separado por um murinho baixo e existia um portãozinho de ferro.Fechando os olhos ainda consigo sentir o cheiro.Lembro que ela colhia as flores no avental para fazer os arranjos da casa, que ficava perfumada.
Já a minha avó Carmen,que era literalmente um doce, gostava do pomar.Eu me acabava junto com ela de comer cerejas direto do pé.E a cachorra da casa, a vira-lata Póla,acompanhava a gente o tempo todo.Nesse pomar existia também um forno de barro, onde minha avó fazia pão.(...)
Os jardins da minha infância eram uma mistura do melhor que pode existir na vida:o gosto das frutas, o cheiro das flores, do pão e da tinta a óleo do meu avô,mais o som da música clássica saindo da vitrola velha(de preferência Carmen de Bizet em homenagem à minha avó com direito à regência do avô e dança da neta), a cachorra correndo, e a liberdade e amor que toda criança deveria ter...(...)
Um jardim tem de servir para ser "vivido" com seus cheiros,cores,texturas,sombras e surpresas.É nele que podem acontecer coisas simples ou incríveis que influenciarão a sua vida inteira.Os jardins da minha infância definiram quem eu sou.E eu gosto de quem eu sou...E ainda dizem que jardim é supérfluo...
Claudia Muñoz
(texto publicado na revista 'Casa e Jardim" em 2011)

terça-feira, 10 de abril de 2018

.E eis que a minha primeira vez...Chegou...

 
Quem me conhece bem, sabe que eu tenho PÂNICO de hospital e "afins"...Eu não passo nem na calçada (juro,não é brincadeira) Na Sexta saindo da obra comecei a passar MUITO mal com falta de ar e não conseguia andar mais do que uns poucos passos...Teimosa que sou (cagona na verdade), não aceitei que me levassem para uma clínica.Disse que queria chegar logo em casa, tomar banho e dormir...Fiquei passando mal durante 5 horas...Já em casa, tentei descansar mas a coisa ficou feia...O ar não vinha (fiquei MUITO assustada)...Tomei a decisão mais sensata da minha vida (por pouco não foi a ÚLTIMA rs) . Em 5 minutos,me arrumei,peguei meus documentos e chamei um Uber...Com o pouco ar que tinha liguei para 2 amigas que sabia que estavam próximas do hospital...Quase não cheguei...Da esquina até a recepção do hospital eu não tinha forças (sempre achei coisa de "novela mexicana", aquele lance da pessoa se arrastar com falta de ar...Paguei a língua kkk... "QUE VERGUENZA" kkk) Agora eu rio...Mas estava em pânico...Depois de 5 hrs, raio x nos pulmões, 3 inalações e remédio na veia fui diagnosticada com ASMA ALÉRGICA...Foi um acúmulo de circunstâncias : muito sol+ ar-condicionado + gripe+febre+ pó da obra+ renite +pesticidas = "DEU RUIM"...rsrsr
Cara, que experiência mais louca...o pior é que foi até divertida (que absurdo rs)...O médico e os enfermeiros se ligaram da minha"TENSÃO"(eu devia estar com os olhos arregalados kkk) e faziam piadas para eu ficar mais relaxada...Falavam que eu tinha começado minha carreira hospitalar em grande estilo...Coisas assim...
Passar por essa experiência sozinha ("liberei" minhas amigas pois sabia que demoraria muito e no fundo no fundo,sabia que precisava passar por isso "by myself"), enfrentar a situação de peito aberto (mas congestionado rs) me fez entender que está TUDO BEM...Que estou pronta para enfrentar tudo que vem pela frente...Durante aquelas horas intermináveis pensei muito nos meus pais...Pela primeira vez me senti "ÓRFÃ" (uma órfã velhaca eu sei rsrs)...Imaginava meu pai balançando a cabeça e me chamando de "Burra" por demorar tanto para tomar uma atitude rsrs...Imaginei a minha mãe falando "Por Dios Claudita!"... Mas estava TUDO BEM...Eles fizeram de mim uma mulher corajosa (menos em relação aos hospitais kkk)...Ver o esforço e a dedicação com que os médicos e enfermeiros cuidam de "estranhos" me fez ter um outro entendimento sobre VÁRIAS COISAS...Vocês nunca terão ideia como essa noite no hospital foi significativa para mim...
Enfim, agora tenho que andar com bombinhas na bolsa (precaução) e como EU sou EU,tratei logo de dar uma "customizada" nelas...É aquela velha frase: "PEGUE UM LIMÃO E FAÇA:..........." ....um DRINK oras...RSRSRSR.... Salud !

2 comentários:

  1. Claudia!!!! que susto!! Te entendo, também sou teimosa, minha filha, que é médica fica uma fera comigo!
    Se cuida, menina!

    ResponderExcluir